https://www.lasallesaude.com.br/wp-content/uploads/2020/03/writing-336370_1920-908x462.jpg

DATA

27/03/2020

CATEGORIA

Psicologia

TAGS

ansiedade autoestima bem estar cansaço físico comunicação insônia la salle saude produtividade Psicologia Psicopedagogia satisfação saúde saúde mental tranquilidade

Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia

Com o isolamento e quarentena, a nossa saúde mental passa a ser uma das nossas maiores preocupações. Além do stress, a falta de contato humano e a sensação de estar “preso”, pode ocasionar crises ou aumentar problemas já existentes. Por isso, devemos manter um ambiente e rotina de quarentena saudável, para minimizar os danos ou passar da forma mais tranquila possível pelo período.

Confira algumas dicas que separamos para vocês:

1 – Dê um tempo nas notícias
Sabemos que na era da informação, é difícil desligar-se. Entretanto, o acúmulo de informação também contamina! Reserve uma quantidade limitada de seu tempo para as notícias.

2- Filtrar as Fake news

A população vive tempos de medo, e por incrível que pareça, algumas pessoas investem seu tempo na criação de uma rede de informações equivocadas. Então antes de compartilhar, é importante sempre verificar a fonte!

3- Invista em exercícios físicos
O exercício físico é uma forma de lazer e restaura a saúde dos efeitos nocivos da rotina. Pois, ele regula a produção de importantes hormônios, como a serotonina, dopamina, oxitocina e endorfina.

4- Durma bem!

Quando não dormimos bem temos um sério desajuste no cortisol, associado ao estresse. Assim, no sono, o sistema imunológico se fortalece e recupera funções corporais importantes.

5- Xô bad vibes!
O isolamento é importante recomendação da OMS, mas ele pode ser extremamente prejudicial para saúde mental. Assim, use, conheça e aposte em ferramentas de comunicação e busque o contato de amigos e familiares.

6- Reaprenda a respirar
O coração acelerou? Percebe alterações e mal estar no peito? Pare e respire bem devagar. Conte até 10 enquanto respira, sentindo o movimento da barriga e das costas, e inspire no mesmo fluxo. A respiração reorganiza todo o organismo no desequilíbrio.

7 – Não exija tanto de si mesmo
Lembre-se que toda a população está vivenciando os mesmos medos e incertezas, não temos o domínio de muitas coisas importantes. Por isso, a paciência consigo mesmo e o autocuidado requerem sua atenção!


A La Salle Saúde está atendendo a especialidade de Psicologia Online. Para mais informações acesse as nossas redes sociais e nos envie uma mensagem.

SOBRE O AUTOR

Kelly Reis

Psicóloga CRPRS 27077

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *