https://www.lasallesaude.com.br/wp-content/uploads/2021/10/PSICOPEDAGOGIA_01-908x462.png

DATA

06/04/2022

CATEGORIA

Psicopedagogia

TAGS

academica jornada Psicologia Serviço-escola V

Como a Psicopedagogia pode ajudar um indivíduo com TEA

Como a Psicopedagogia pode ajudar um indivíduo com TEA

As intervenções podem constituir uma importante estratégia na atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo – (TEA), uma vez que tal condição implica em alterações de linguagem e de sociabilidade que afetam diretamente – com maior ou menor intensidade – grande parte dos casos, limitando capacidades funcionais no cuidado de si e nas interações sociais, o que demanda cuidados específicos e singulares de habilitação e reabilitação, ao longo das diferentes fases da vida. O projeto terapêutico a ser desenvolvido deve resultar do diagnóstico elaborado; das sugestões da equipe multidisciplinar; e das decisões da família. Portanto, será individualizado e deve atender às necessidades, demandas e interesses de cada paciente respeitando suas particularidades.

A escolha do método a ser utilizado no tratamento, bem como a avaliação periódica de sua eficácia devem ser feitas de modo conjunto entre a equipe e a família do paciente, garantindo informação adequada quanto ao alcance e aos benefícios do tratamento, bem como favorecendo a implicação e a corresponsabilidade no processo de cuidado à saúde. 

A avaliação sistemática do processo de habilitação/reabilitação deve ser pautada pela melhora e pela ampliação das capacidades funcionais do indivíduo em vários níveis e ao longo do tempo, por exemplo: na participação e no desempenho em atividades sociais cotidianas; na autonomia para mobilidade; na capacidade de autocuidado e de trabalho; na ampliação do uso de recursos pessoais e sociais; na qualidade de vida e na comunicação. 

Em síntese, os ganhos funcionais são indicadores centrais na avaliação da eficácia do tratamento, que deve ser estabelecido de modo acolhedor e humanizado, considerando o estado emocional da pessoa com TEA e seus familiares, direcionando suas ações ao desenvolvimento de funcionalidades e à compensação de limitações funcionais, como também à prevenção ou retardo de possível deterioração das capacidades funcionais, por meio de processos de habilitação e reabilitação focados no acompanhamento médico e no de outros profissionais de saúde envolvidos com as dimensões comportamentais, emocionais, cognitivas e de linguagem (oral, escrita e não-verbal), pois estas são dimensões básicas à circulação e a pertença social das pessoas com TEA na sociedade. 

Um dos objetivos fundamentais do atendimento, mesmo durante a vida adulta, é o de habilitar o indivíduo para participar de modo ativo e independente das atividades que são apresentadas. Conhecer seu desempenho independente em diversas áreas, permite que a equipe planeje estratégias para melhorar esse desempenho e reduzir, gradual e sistematicamente, o nível de ajuda que é necessário. Cada pessoa tem um jeito único e singular de ser, pensar e sentir. O sucesso existe para todos, e acredite, está a seu alcance o tempo todo. Basta você querer alcançá-lo.

A La Salle Saúde conta com uma profissional qualificada e especialista em Psicopedagogia. Para saber mais entre em contato através do telefone: (51) 3476-8333 ou WhatsApp (51) 998061-5555. 

SOBRE O AUTOR

La Salle Saúde

CLINICAS E BEM ESTAR

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *