https://www.lasallesaude.com.br/wp-content/uploads/2020/05/iphone-388387_1920-908x462.jpg

DATA

07/05/2020

CATEGORIA

Psicologia

TAGS

amor carinho confraternização covid 19 Dia das mães família isolamento mãe medidas de isolamento pandemia reunião

Dia das Mães em tempos de isolamento

Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma data carregada de emoção e simbolismo. Desde 1914 nos EUA e desde 1918 no Brasil, a data movimenta as famílias, une relações que por várias razões possam estar enfraquecidas e fortalece ainda mais aqueles vínculos duradouros.

Atualmente, vivemos o grande luto da pandemia, que une todos os medos possíveis e que alcançam a economia, o futuro e a própria sobrevivência. O Dia das Mães de 2020 deve se tornar uma data histórica, uma vez que a relação maternal é tão complexa e pela primeira vez, as famílias estão impedidas de confraternização.

A figura materna tem papel fundamental na vida psíquica do bebê, e por conseguinte, em todo o desenvolvimento humano. Ela é intérprete daquele que ainda está aprendendo a manifestar-se no mundo novo que é cheio de ansiedades e medos. Recebendo todas as demandas do filho, é ela o primeiro objeto amoroso com o qual temos acesso; o primeiro modelo para a vida.

Nesta pandemia, cabe resguardarmos novo afeto e carinho para um tempo novo que não deve tardar a chegar. Pode-se contar com o uso de diversas tecnologias, que mesmo não abrangendo a alegria de um abraço afetuoso, servem como importantes estratégias contra a contaminação compulsória. Proteger é cuidar!

Feliz Dia das Mães!

Confira também:
Como minimizar o impacto do isolamento social em crianças?

SOBRE O AUTOR

Kelly Reis

Psicóloga CRPRS 27077

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *