https://www.lasallesaude.com.br/wp-content/uploads/2019/04/shutterstock_179871551123-908x462.png

DATA

08/04/2019

CATEGORIA

Nutrição

TAGS

Alimentação saudável na Páscoa: vale a pena abandonar?

A Páscoa se aproxima e com ela o aumento do consumo de chocolates. Nesta época do ano em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo e aproveitam para estreitar laços afetivos, supermercados ficam abarrotados por doces e chocolates, e as propagandas incitam ao consumismo: não compre um chocolate, compre muitos e diferentes chocolates, ovos recheados e monte as famosas “cestinhas” de Páscoa.

De maneira geral, os chocolates são alimentos ricos em açúcares e gorduras, e quando consumidos em excesso favorecem o aumento de peso e processos inflamatórios em nosso organismo.

Essa situação nos leva a refletir: E agora, o que faço com minha alimentação nesta época do ano? A resposta é: Apenas mantenha uma alimentação saudável. Não abandone completamente seus bons hábitos alimentares em função de uma data comemorativa. Isso não quer dizer que você não possa comer chocolate, mas sim que é necessário ter cautela em relação ao consumo exagerado.

Abaixo, seguem algumas dicas que podem te auxiliar a não cometer excessos:

• Evite comprar grandes quantidades de chocolate. Ao invés de comprar ovos de chocolate, caixas de bombons e afins, limite a quantidade a ser adquirida, escolhendo apenas seu tipo de doce preferido;

• Não coma tudo de uma só vez. Proponha a você mesmo consumir uma pequena quantidade ao dia;

• Se puder escolher, as versões mais amargas são bem-vindas, pois contém menor quantidade de açúcares e gorduras, além de um maior teor de cacau, já que apresenta grandes concentrações de flavonóides, que são compostos antioxidantes importantes na prevenção de doenças cardiovasculares;

• Caso consuma uma quantidade grande de chocolates, evite atitudes compensatórias como fazer jejum ou ingerir shakes e chás “emagrecedores”. Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável, preferindo carnes magras, frutas, verduras e legumes.

Tags

SOBRE O AUTOR

Natália Schröeder

Nutricionista formada pela Universidade La Salle (2016) CRN 14212D

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *