https://www.lasallesaude.com.br/wp-content/uploads/2018/12/intervencao-precoce.jpg

DATA

07/12/2018

CATEGORIA

Fisioterapia

TAGS

Fisioterapia

A Importância da Intervenção Precoce

A intervenção precoce, faz parte de um atendimento multidisciplinar e, é baseada em uma tríade recíproca, constituída de criança, família, e equipe multiprofissional, no qual o Fisioterapeuta é parte importante. Uma eficaz intervenção fisioterápica consiste em traçar um plano de atendimento, onde se identifica as reais dificuldades motoras apresentadas pela criança, oferecendo a ela condições de experimentação das etapas de um desenvolvimento motor adequado, a partir de técnicas motoras e sensoriais específicas. Na tríade, também consta orientações aos pais como forma de manter os estímulos e reforçar o vínculo familiar.

As crianças que são encaminhadas para um atendimento de intervenção precoce, são crianças prematuras (que não se constitui patologia, mas fator de risco para atraso); paralisia cerebral; Síndrome de Down; ou quando se é verificado questões de atraso neuromotor na criança. Os exercícios podem e devem iniciar deste o primeiro mês de vida, pois objetiva proporcionar o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, incluindo a participação familiar para orientações em domicílio.

A orientação de atendimento é seguir com as sessões até a fase pré-escolar e escolar, porém cada caso deve ser avaliado individualmente, assim como o número de sessões a serem realizadas. Depende da avaliação fisioterapêutica para se traçar um adequado plano de tratamento (número de sessões e condutas sensoriomotoras).
Intervir precocemente e adequar o neurodesenvolvimento das crianças favorece a melhoria da sua qualidade de vida e de sua família. A adequação corresponde o alcance do marco motor específico para faixa etária, por exemplo sustentar a cabeça ao final do 3º mês de vida, rolar no 5º mês, engatinhar no 7º mês, se por em pé no 10º mês e caminhar no 12º mês.

Se você mãe, pai ou familiar perceber que algo não está bem com o bebê, não espere! Busque orientação de um profissional com formação em fisioterapia neurofuncial. Lembre-se que se houver um diagnóstico e tratamento precoce o sucesso das estratégias para promoção do desenvolvimento neuromotor serão maiores.

SOBRE O AUTOR

Talena Brabo Arero

Fisioterapeuta– CREFITO 5: 79109 Pós-graduanda em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *