https://www.lasallesaude.com.br/wp-content/uploads/2018/12/construcao-potenciais.jpg

DATA

18/12/2018

CATEGORIA

Psicopedagogia

TAGS

Psicopedagogia

Psicopedagogia: construção de potências e autoria de pensamentos

O ser humano está em constante aprendizado, desenvolvendo saberes e conhecimentos. Para que seja possível aprender inúmeros fatores podem contribuir para que este processo ocorra de forma saudável. É papel do profissional da psicopedagogia analisar os fatores que interferem no processo das novas aprendizagens, alicerçado em áreas como a Psicologia, Neurologia, Psicolinguística, Antropologia e Educação.

A não-aprendizagem advém de inúmeros motivos, privando o sujeito de assimilar informações e transformar a aprendizagem em conhecimento. As possibilidades para que ocorra a não-aprendizagem podem estar ligadas a questões emocionais, sociais, físicas e/ou neurológicas, contudo é primordial termos a consciência de que, cada caso é um caso e a correlação entre as
motivações do não-aprender podem ser diversas. Diante deste contexto, por abranger diferentes áreas e diversas frentes da formação e desenvolvimento humano, o profissional pode desempenhar seu trabalho junto a outros especialistas.

Receber pessoas que apresentam problemas, dificuldades ou transtornos de aprendizagem é tarefa do profissional da psicopedagogia. Após compreender e delimitar as questões do paciente, o profissional traça um plano terapêutico com as intervenções específicas e necessárias para desenvolver a melhoria do quadro de defasagens no aprendizado, minimizando as dificuldades através de intervenções planejadas, que são estabelecidas com base em um diagnóstico clínico obtido com a contribuição de outros especialistas.

O trabalho realizado de forma integrada em prol do bem-estar dos pacientes, objetiva a promoção de novas histórias na vida de todos e de cada um que procura serviços. Pontualmente, na área da psicopedagogia, desenvolve-se um trabalho alicerçado em constituir junto ao paciente, um espaço de potência, possibilidades e autoria de pensamento.

SOBRE O AUTOR

Fernanda F. Barbosa Figueiró

ABPp-RS 1909/15 Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional especialista em neurodesenvolvimento e desenvolvimento humano.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *