https://www.lasallesaude.com.br/wp-content/uploads/2020/03/women-4465904_1920-908x462.jpg

DATA

26/03/2020

CATEGORIA

Fisioterapia Psicologia

TAGS

ansiedade bem estar comunicação depressão Fisioterapia fobias la salle saude Psicologia Psicopedagogia satisfação saúde saúde mental TOC tranquilidade

Medo e angústia em tempos de Pandemia

Psiquicamente, somos seduzidos por notícias e informações desafortunadas e trágicas, pois elas evocam um dos sentimentos mais antigos do homem: o medo. A mídia acaba explorando esta vulnerabilidade, o que provoca o pânico, a ansiedade e a angustia. Em tempos de pandemia – o que é algo novo para o mundo pós-moderno – a notícia ou informação incorreta também tem o poder de contaminar o indivíduo.

Emoção primária, o medo é necessário e saudável desde que mantenhamos um certo controle sobre ele. Quando perdemos o controle, uma sucessão de mudanças químicas, fisiológicas e psicológicas ocorre no indivíduo, que vão desde o stress até situações de pânico. Reflexões a respeito do medo são necessárias. É importante conhecer o medo e saber seu nome. Racionalizar os temores pode ser um bom exercício, através do diálogo interno e no hábito de deixar de alimentá-lo.

Manter-se em exercício físico (dentro do possível) e práticas de respiração são bem vindas para conter a angustia. Orientar as crianças corretamente no manejo de suas emoções, ter paciência com idosos e humanizar familiares e amigos com sintomas são fundamentais.

É importante também filtrar fontes sérias e verídicas, evitando desta forma qualquer tipo de excesso.

No entanto, pacientes com fobias, TOC e quadros ansiosos em geral podem ter seus quadros agravados em tempos de COVID-19 e pandemia. Para maiores dificuldades, recomenda-se a busca por serviço de saúde mental  especializado on-line, conforme prevê a resolução 11/2018 do CFP. Não deixe de buscar ajuda!


A La Salle Saúde está atendendo a especialidade de Psicologia Online. Para mais informações acesse as nossas redes sociais e nos envie uma mensagem.

SOBRE O AUTOR

Kelly Reis

Psicóloga CRPRS 27077

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *