https://www.lasallesaude.com.br/wp-content/uploads/2020/01/SITE.png

DATA

21 de janeiro de 2020

CATEGORIA

Nutrição

TAGS

Alimentação saudável Alimento bem estar cansaço dor de barriga dor de cabeça fome Nutrição qualidade de vida raciocínio reflexos satisfação saúde saúde mental Vontade de comer

Fome ou vontade de comer, você sabe a diferença?

Muitas vezes confundimos fome com vontade de comer, e para você conhecer melhor, vamos explicar as diferenças entre as duas.

A fome é fisiológica. Nosso organismo emite sinais de que precisa de alimentos, que servirão de combustível para mantê-lo estável. Os sinais podem incluir “dor de barriga”, dor de cabeça, cansaço, dificuldade de raciocinar e reflexos mais lentos. Quando sentimos fome, qualquer alimento é aceito.

Já a vontade de comer é mais psicológica. Surge em momentos variados, às vezes logo após realizarmos uma refeição (o que torna improvável ser fome), durante momentos estressantes ou entediantes, ou até mesmo para comemorar alguma situação. Porém, tendemos a procurar por alimentos bastante específicos, que na maioria das vezes são ricos em açúcares ou gorduras, já que são mais palatáveis. 

E por que é importante entendermos isso? Porque precisamos estar sempre atentos em relação às nossas sensações para melhor gerenciarmos nossas escolhas alimentares, que impactarão diretamente em nossa saúde e qualidade de vida.

SOBRE O AUTOR

Natália Schröeder

Nutricionista formada pela Universidade La Salle (2016) CRN 14212D

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *