As dificuldades de alfabetização podem ser percebidas ainda no primeiro ano escolar, quando se inicia o processo de alfabetização. Os professores devem perceber e apontar características dos estudantes quando estes apresentarem alguma dificuldade. Já o papel da escola está em após identificar alguma dificuldade, encaminhar para profissionais da psicopedagogia. Em muitos casos, estas dificuldades não são identificadas ainda nos primeiros estágios da caminhada escolar, o que pode resultar em tempo perdido para os estudantes e possíveis atrasos no âmbito do conhecimento.
Cada situação de não-aprendizagem deve ser acolhida de forma individual e atenta ao contexto da criança, adolescente ou adulto, e após investigação, pode-se escolher a testagem mais adequada a ser aplicada.
Desde a primeira infância deve-se buscar estimular o manuseio com livros e jogos de leitura, contudo, se faz importante lembrar que a criança aprende por observação, sendo assim, nada melhor que uma casa com hábitos de leitura para estimular os pequenos. Em sala de aula é interessante utilizar recursos coletivos, onde a criança sinta-se desafiada e parte do processo de letramento e alfabetização.
Existem algumas questões que podem causar dificuldades de alfabetização: Problemas nutricionais e distúrbios sensoriais, atraso na linguagem, métodos inadequados de alfabetização, distúrbios neurológicos, problemas comportamentais e histórico familiar de transtornos de aprendizagem e/ou desenvolvimento.
Não somente a escola, mas os pais também precisam estar atentos para identificar possíveis dificuldades que seus filhos possam apresentar e, posteriormente, buscar orientação e os encaminhamentos necessários.
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