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DATA

24/07/2020

CATEGORIA

Psicopedagogia

TAGS

aceitação autorregulação afetiva desempenho Diferentes Somos Todos Idade escolar inclusão inibição motora Leitura literatura infantil livros memória Psicopedagogia

A importância da leitura na idade escolar

A partir da leitura, o ser humano passa a conhecer o mundo no qual está inserido, assim como todas as áreas de conhecimento.

A leitura reflexiva oportuniza aos sujeitos ampliar seus conhecimentos e adquirir novos conhecimentos gerais e específicos. Possibilita a ascensão de quem lê a níveis mais elevados de desempenho cognitivo.

Na idade escolar, as crianças devem ser expostas constantemente a novas palavras oralmente ou através de leitura compreensiva. Para que, em decorrência da estimulação cerebral consequente, possam enriquecer o seu vocabulário.

Uma boa estratégia consiste em oferecer livros adequados ao nível etário das crianças, logo a partir dos 6 meses. Como a criança não tem capacidade autônoma de leitura, os familiares podem assumir o papel de contadores de histórias. Utilizando gesticulação e teatralização adequadas, falando de modo que a criança vá entendendo a palavra e o seu sentido, observando-a com atenção para inferir as sensações e os sentimentos que a narrativa lhe provoca.

Tendo em vista a importância da estimulação da leitura, compartilho uma dica de literatura infantil: “Diferentes Somos Todos” que aborda de uma forma lúdica a inclusão. Assim, a ideia é poder incentivar as crianças a respeitarem e reconhecerem as potencialidades e necessidades individuais.

Ainda visa o conhecimento da realidade das pessoas portadoras de necessidades especiais, e realizar uma reflexão sobre a situação das mesmas. Pois assim, possibilitamos com que as crianças aprendam a conviver com as diferenças e se tornem cidadãos solidários e sensíveis.

É possível trabalhar com sensibilização e vivências, experimentando o lugar do outro e suas necessidades específicas e refletindo sobre o preconceito e a aceitação pessoal e social.

Os estímulos na leitura conduzem as crianças ao desenvolvimento das funções executivas e se expandem para outros campos, como memória, inibição motora e autorregulação afetiva.

SOBRE O AUTOR

Amanda Cunha

Psicopedagoga

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