O cuidado e a proteção da Amazônia é um dever de todos. Considerada o pulmão do mundo, assim como a natureza como um todo, é importante para o equilíbrio da nossa saúde física e mental.
Já imaginou um mundo sem a amazônia? Sem flora e fauna? Sem ar puro?
De acordo com a OMS de 2014, a poluição do ar causou a morte de mais de 7 milhões de pessoas no mundo em 2012, e está relacionada com doenças respiratórias, cardiovasculares, infecciosas, câncer de pulmão, contribuindo para uma variedade de efeitos adversos à saúde tanto agudamente, como cronicamente. Assim, tanto pessoas com patologias prévias, quanto pessoas saudáveis são afetadas pelos efeitos da poluição;
Para a psicologia, relaxante e revigorante, o contato com a natureza é fundamental para a redução do aparecimento dos transtornos como depressão e ansiedade. Ainda, ocorre uma “estabilização afetiva”, que ajuda a manutenção da memória e melhora a capacidade de raciocínio rápido.
A natureza também contribui para o processo de ensino e aprendizagem do indivíduo no sentido de desenvolver a consciência ecológica e no reconhecimento da importância do meio ambiente no desenvolvimento do ser humano, principalmente em nossas crianças.
Na estética, o equilíbrio da nossa saúde se reflete em nosso bem estar, auto estima, no psicológico e na parte física. Estar em total equilíbrio tem efeitos positivos diretamente em nossa pele, cabelo, unhas, na energia, entre outros.
Na nutrição, a regra é descasque mais e desembale menos. Não há dúvidas que grande parte das doenças estão relacionadas a má alimentação. Por isso, o cuidado relacionado ao tema torna-se imprescindível quando falamos em saúde.
Entre esses cuidados, está o consumo preferencial de alimentos in natura, em detrimento aos alimentos processados e ultraprocessados; Ainda, se puderem ser livres de agrotóxicos, melhor,pois estes agridem tanto nossa saúde quanto a natureza.
Aparentemente um destino distante, sua importância para a biodiversidade e saúde do planeta é imprescindível. Como podemos ver, mesmo na La Salle Saúde, uma clínica do centro de Canoas e distante da Amazônia, se sente a influência diretamente na saúde e no dia a dia de seus pacientes. Reforçando a importância de conscientizarmos a proteção e a preservação da floresta e da natureza que está em nossa volta.
Colaboração:
Natália Schröeder, nutricionista;
Paula Castro, psicopedagoga;
Taís Brito da Silveira, graduanda em estética;
Roberta Chiela Ribeiro, fisioterapeuta,
Kelly Specht dos Reis, psicóloga.
Deixe uma resposta